Trabalhos Científicos




INSTRUÇAO PARA OS AUTORES

A submissão de trabalhos para o FIA2020/22 será realizada em duas etapas. Na primeira etapa, os autores deverão enviar os resumos para avaliação pelo Comitê Científico do evento. Na segunda etapa, os autores que tiveram os resumos aprovados deverão enviar o trabalho completo para publicação nos anais do evento.

Os resumos devem ser submetidos até o dia 15/03/2022, através da área restrita do site do evento. Para isso, o autor interessado deverá se cadastrar no site clicando aqui.

Durante o processo de submissão dos resumos, os autores deverão informar o título do trabalho (deve ser inserido com todas as palavras em minúsculas, exceto nomes próprios e a palavra inicial), o resumo com máximo de 300 palavras, os autores, com respectivas filiações, indicar a sessão técnica onde o trabalho melhor se enquadra e a modalidade desejada (Oral ou pôster). A comissão científica irá analisar e definir se o trabalho será aceito ou não e definir a modalidade de apresentação. Alguns trabalhos poderão ser modificados para a forma de apresentação em pôster dependendo do número de submissões.

Os resumos e trabalhos poderão ser submetidos em Inglês, Português ou Espanhol, com preferência pelo Inglês.

Alterações nos resumos submetidos poderão ser realizados até a data final de submissão, 15/03/2022.



ÁREAS TEMÁTICAS E SESSÕES TÉCNICAS

Durante o processo de submissão do resumo, os autores deverão indicar a sessão técnica onde o trabalho melhor se enquadra de acordo com a lista abaixo.

Para acessar a lista de áreas temáticas e sessões técnicas, clique aqui.

Após a submissão, o comitê científico poderá optar por alterar a sessão técnica do trabalho se entender que o mesmo se enquadra melhor em outra sessão.



TRABALHO COMPLETO

O trabalho completo deverá ser submetido até 20 de junho de 2022 em formato PDF.

Pelo menos um dos autores do trabalho deverá ter realizado o pagamento da inscrição no evento para que o trabalho seja incluído na programação técnica e posteriormente nos Anais do evento.
Aviso: O FIA2020/22 segue uma política de um trabalho submetido por inscrição. Isso significa que um autor pode submeter vários trabalhos, mas pelo menos uma taxa de inscrição paga deve estar vinculada a cada trabalho. Os autores com mais de um trabalho devem garantir que pelo menos um de seus co-autores de cada um de seus trabalhos adicionais também se inscreva no congresso, ou então deve pagar uma taxa adicional por trabalho de R$ 150,00 (para cada trabalho adicional), a fim de ter o trabalho incluído no programa do congresso. O pagamento deverá ser realizado através de sua área restrita até 20/06/2022.

 

Links definitions dos templates do FIA 2020/22 em LaTeX 

Template Word em português:https://fia2022.com.br/TemplateFIAMsWord.docx

Template LaTeX em portuguêshttps://www.overleaf.com/read/rnfjxkknksnd

Template LaTeX in Englishhttps://www.overleaf.com/read/hgryywpgmxdx

Template LaTeX en Español: https://www.overleaf.com/read/rszcxtwshzfr

Sugerimos que usuários LaTeX criem uma cópia do template no overleaf, usando a função copy no dashboard do overleaf.

 

Também é possível os usuários do LaTeX baixarem o template para seu computador, para compilar offline, mas neste caso pode ser necessário instalar arquivos adicionais de fontes etc, dependendo da sua distribuição de TeX e do seu sistema operacional.

 

SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO DE POSTERES NO FIA 2022

 

Conteúdo do Pôster

 

• O pôster deve se concentrar em dois ou três pontos-chave apoiados pelo título, figuras e texto.

• O pôster deve ser independente. Ou seja, deve ser compreensível mesmo quando você não estiver presente para explicar, discutir e responder a perguntas. Essa característica é desejável, já que você pode não estar presente o tempo todo em que os pôsteres estão em exibição. Para que o pôster seja independente, sugere-se a inclusão dos seguintes elementos:

               o Contexto da pesquisa

               o Objetivo

               o Hipóteses

               o Metodologia

               o Resultados (incluindo dados, figuras ou tabelas)

               o Discussão

               o Referências e Agradecimentos

 

Características

 

• O pôster deve ser confeccionado com 90 cm de largura e 120 cm de altura. A organização do evento fornecerá materiais para a fixação dos pôsteres nos painéis.

• Em geral, o conteúdo de um pôster é organizado da esquerda para a direita e de cima para baixo. A utilização de números e de setas entre as seções pode ajudar a guiar o leitor ao longo do conteúdo do pôster.

• Inclua na parte superior do pôster o título do trabalho e nomes e afiliações dos autores. Pode-se inserir também um logotipo institucional.

• Mantenha o design relativamente simples e organizado. Evite papel brilhante.

• O tamanho da fonte do título deve ser grande (fonte de 70 pontos)

• O tamanho da fonte para os elementos principais deve ser grande o suficiente para facilitar a leitura a 2 metros de distância (fonte de 32 pontos). O tamanho da fonte para outros elementos, como referências, pode ser menor (por exemplo, fonte de 20 a 24 pontos).

• O texto contido no pôster deve o mais curto possível. Parágrafos longos são difíceis de ler em um ambiente de apresentação de pôster.

• Gráficos, fotografias e esquemas devem ser grandes o suficiente para serem visualizados a uma distância de 2 m.

• Legendas nas figuras ou anotações indicando as principais descobertas ao lado das figuras são essenciais. Para garantir que todos os elementos visuais sejam "independentes", os eixos dos gráficos devem ser indicados e todos os símbolos devem ser explicados.

• As tabelas devem ser usadas com moderação e apresentadas de forma simplificada.

 

Apresentação do Pôster

 

• Prepare com antecedência um breve resumo oral do seu pôster e respostas curtas para perguntas prováveis.
• A apresentação deve abranger os pontos-chave do pôster para que o público possa compreender os principais resultados. 
• Recomenda-se que os autores pratiquem a apresentação do pôster na frente dos colegas antes da sessão. 

 

 

SUGESTÕES PARA AS APRESENTAÇÕES ORAIS DO FIA 2022

 

Características Gerais

 

Tempo da apresentação oral: 15 minutos

Tempo para perguntas: 3 minutos

Tempo para troca de apresentadores: 2 minutos

 

É necessário comparecer com pelo menos 1h de antecedência do horário da sessão para entregar a apresentação em Power Pointer ou PDF no Media Desk.  As apresentações do primeiro horário da manhã devem ser entregues no Media Desk no dia anterior.
Eventuais vídeos e animações deverão estar embutidos no arquivo da apresentação.  É de responsabilidade do participante assegurar que as apresentações feitas em outros sistemas operacionais não percam a formatação original ao serem colocadas em Windows. As línguas oficiais do congresso são português, inglês e espanhol, com possibilidade de apresentação em qualquer uma dessas línguas.

 

Preparação da Apresentação

 

  • Reserve pelo menos um minuto de sua apresentação para cada slide. Não utilize mais do que 15 slides para uma apresentação de 15 minutos.
  • Minimize o número de linhas de texto nos slides. Não utilize mais do que 12 linhas de texto. Não inclua mais do que 2 gráficos/tabelas/figuras em um único slide. Geralmente, pouca informação é melhor do que muita.
  • As apresentações devem conter texto simples e legível que possa ser lido no fundo da sala.

 

 

Apresentação

 

  • Organize sua palestra com introdução, corpo e resumo ou conclusão. Inclua apenas ideias, resultados e conceitos que possam ser explicados adequadamente no tempo previsto. Quatro elementos a serem incluídos são:

o Definição do problema de pesquisa 

o Metodologia utilizada

o Análise dos resultados

o Conclusões

  • Em geral, não mais do que 3 a 5 questões-chave podem ser abordados adequadamente em uma apresentação de 15 minutos. Portanto, seja conciso.
  • Ensaie sua apresentação, de modo a finaliza-la no tempo previsto.
  • Chegue cedo o suficiente para encontrar o coordenador da sessão e se familiarizar com o microfone, computador, laser pointer e outros equipamentos que você utillizará durante a apresentação. É muito importante que você verifique se todos os elementos multimídia (por exemplo, sons ou vídeos) são reproduzidos com precisão antes do dia da sua sessão.
  • Desligue seu celular antes e afaste-o do corpo antes da apresentação. Os telefones celulares podem interferir nos alto-falantes e no microfone sem fio.

 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos@fia2022.com.br ou acesse o menu "Contato".